
Como é feito o tratamento de canal?
O processo varia de um paciente para outro, pois depende do estágio em que se encontra. Normalmente é realizado nas seguintes etapas:
Anestesia e abertura:
É feito uma anestesia local, onde é realizada a aplicação de pequenas injeções próxima à base dos dentes. É aplicada uma pomada anestésica a fim de diminuir a sensação da picada.
Em seguida, é feita a abertura do dente, através da coroa e seguindo até a câmara da polpa dentária onde é feita a remoção de todo o tecido inflamado ou infectado através de limas especiais. Após a remoção do tecido comprometido, o canal é modelado para receber o material de restauração onde é realizada a limpeza dos canais removendo totalmente os resíduos.
Após este processo, é realizada a obturação dos canais onde é utilizado um material especial, maleável e biocompatível, que mantém os canais seguros contra infecções.
Na etapa seguinte, é iniciado o processo de restauração, onde é colocado um preenchimento temporário para vedar a abertura, permanecendo no local até a restauração do dente ou a colocação de uma coroa, onde o profissional irá avaliar a necessidade ou não da colocação de um pino na raiz, com o intuito de proporcionar um suporte maior à coroa.
Lembrando que, em alguns casos, pode haver a necessidade do uso de antibióticos e anti-inflamatórios.
Quando devo procurar ajuda de um profissional?
Na realidade, o ideal é não esperar pelos sintomas, e sim, realizar sempre um tratamento preventivo. Porém, caso este tratamento preventivo não for realizado, alguns sinais podem indicar que a sua saúde bucal não está bem:
- Sensibilidade ou dor nos dentes
- Mau hálito
- Inchaço nas gengivas
- cáries
- traumas
